domingo, 18 de setembro de 2011

Abraços em Macau

Para dar um abraço, basta abrir os braços, formar um laço e encher-se de afecto.

Hoje é domingo! Macau acordou cinzento, chuvoso, triste... é daqueles dias que uma pessoa fica com a neura, só de olhar pela janela e ver aquelas núvens negras no céu que parecem ali ficar eternamente. Ou se fica em casa ou, se tem de sair, não nos vai deixar outra opção, senão o de andar de sombrinha atrás.
Mas os afazeres não perdoam e, no início da tade, fomos a Macau fazer as compras da semana.
Chegando ao Largo do Leal Senado, um grupo de jovens, entre os 15 e os 20 anos, exibiam cartazes com a palvra "Free Hugs" (Abraços grátis), também em chinês, despertando a curiosidade de quem passava.

Num mundo em que cada um vive a sua vida, com indiferença ao "outro", um mundo de desamor, de querras, de conflitos... que tal dar um abraço e um sorriso a um estranho? Porque não? Porque não sorrir a quem passa por nós? Os nossos dias decerto seriam muito mais agradáveis! Talvez houvesse mais tolerância, mais ajuda entre uns e outros, mais alegria, porque não?

Inquiri de quem tinha tido esta ideia. Levaram-me a esta menina: - "Porque sim" - respondeu ela com um sorriso alegre. - "Não é preciso haver datas especificas para sensibilizar as pessoas a serem mais cordeais, mais humanas".
E, para cada abraço, uma assinatura. Ela já tinha muitas, assim como todos os outros, já tinham sido abraçados por muitos passeantes que aderiram espontâneamente à campanha do abraço.

Já no ano passado, perto do Natal, tinha havido uma iniciativa destas e o público tinha reagido igualmente bem. Foi combinado na escola! O grupo decidiu fazê-lo este domingo e nem a chuva, que fez alguns intervalos, os demoveu de abraçar quem quisesse ser abraçado.
Um abraço, é um toque de conforto e protecção, de saudade e união, de amizade e paixão. Já deu o seu abraço hoje a alguém?

A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido
(Maxwell Maltz)

NOTA:
Free Hugs Campaign (Campanha dos Abraços Grátis) é um movimento social que envolve pessoas que oferencem abraços aos estranhos, em locais públicos. A campanha começou em 2004 por um homem australiano conhecido pelo pseudônimo "Juan Mann", em Sydney, Austrália. O movimento tornou-se internacionalmente famoso em 2006 por causa do videoclip no YouTube da banda australiana "Sick Puppies". O vídeo actualmente é um dos mais vistos no site, tendo sido assistido mais de 50 milhões de vezes.
Os abraços são um exemplo de um acto de bondade e humanitário executado por alguém cujo objetivo é apenas fazer as pessoas sentirem-se melhores.

Sem comentários: