terça-feira, 4 de março de 2014

CARNAVAL 2014

 A vida são dois dias e de Carnaval são... três!

Hoje é um dia especial: Terça-feira de Carnaval e amanhã será a Quarta-feira de Cinzas. Após o Entrudo, vem a Quaresma. (Aliás, chama-se Entrudo por ser precisamente entrada na Quaresma). E, de facto, já estamos na Quaresma.
A origem do Carnaval remete para uma série de elementos e ritos religiosos das antigas sociedades grega e romana entre 600 e 520 a.C.; e, no início, a festa era um agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo. A Igreja Católica acabou por adoptar oficialmente o Carnaval em 590 d.C. – sim, mesmo o Carnaval cristão é uma festa que remonta à Idade Média e que se foi estendendo por toda a Europa. 
Por outro lado, já na época medieval, a Igreja assume estas celebrações, conferindo-lhes um novo significado: a preparação para o longo período de jejum, que são os quarenta dias da Quaresma. Daqui, o uso indistinto dos termos carnaval, do latim carne, vale, isto é, adeus, carne e entrudo, introitu , entrada. Que é como quem diz, adeus, carne que vamos dar entrada na Quaresma.
Em países como Itália e França, o Carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia.
O uso de máscaras, está relacionado com o facto de os nobres não quererem ser identificados nesses dias de excessos…
 
 Em Portugal, o feriado passou a ser comemorado a partir do século XV, nas festas chamadas “entrudos” influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa
Portugal tem uma grande tradição carnavalesca, que evoluiu ao longo dos anos e continua a levar multidões para a rua, com carros alegóricos, fazendo sátiras aos acontecimentos sociais onde os políticos são os mais visados. São muito populares as Matrafonas (homens mascarados de mulheres). Ao longo do desfile, os carros alegóricos também são acompanhados por outras figuras típicas, os divertidos Cabeçudos, ou seja, pessoas que vestem os fatos carnavalescos, aos quais foi adicionado um elemento bem típico – uma cabeça gigantesca, que lhes dá um ar tipicamente caracteristico Finalmente, também há a realçar as Marias Cachuchas, mulheres que se disfarçam de homem e que funcionam como o contraponto às Matrafonas, bailando pelas ruas e metendo-se com o público.

O REI DO CARNAVAL: BRASIL!
O Entrudo chegou ao Brasil, quando chegaram as primeiras caravelas portuguesas da colonização e receberam depois a influência das máscaras italianas no século XX e elementos africanos, com os escravos. 
No final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas fantasiavam-se, decoravam os seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Aparecem então os carros alegóricos, típicos das escolas de samba actuais.
O Carnaval como o conhecemos hoje em dia, começou a tomar forma durante o Renascimento, quando as festas incorporaram os bailes de máscaras, as fantasias elaboradas e os carros alegóricos.
Muito mais que o Carnaval, o Brasil transformou-o numa festa de alegria, única em todo o mundo, onde o “Ô Abre Alas!”, música composta por Chiquinha Gonzaga, que foi a primeira feita especificamente para o Carnaval e cantada pela primeira vez em 1890; época em que os foliões passaram a usar as máscaras que são, até hoje, as mais tradicionais da festa, tornando o Carnaval no Brasil, o mais famoso do mundo, atraindo turistas de todos os cantos do planeta. É celebrado por todo o país e em cada uma das regiões assume um formato ligeiramente diferente, sem nunca perder as suas características principais: a música, a dança, a alegria e a descontracção.
A partir do século XX, o Carnaval foi crescendo e torna-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas feitas de prepósito para esta época, deixavam o Carnaval cada vez mais animado e começam os primeiros campeonatos para verificar qual a escola de samba seria a mais bonita e a mais bem produzida.
Apesar do Carnaval mais famoso do mundo ser o do Brasil, ele é comemorado em muitos países e de muitas maneiras diferentes, de acordo com os costumes e tradições de cada nação.

1 comentário:

Anónimo disse...

http://bairrodooriente.blogspot.com/2014/03/nao-carnevales-nada.html