terça-feira, 13 de maio de 2014

13 de Maio - Dia de festa da Igreja Católica

Treze de Maio é uma data importante para toda a Igreja Católica. É o dia em que se relembra a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, acontecida em 1917, em Portugal, para os jovens pastorinhos Francisco, Lúcia e Jacinta.

Mas também hoje, faz 33 anos que o Papa João Paulo II sofria um atentado a tiros precisamente no dia 13 de Maio de 1981, quando abençoava a multidão, na Praça São Pedro, em Roma.
O Papa foi atingido por quatro balas disparadas de uma pistola de 9mm a uma distância a menos de 5 metros, pelo estudante turco Mehmet Ali Agca, então com 23 anos.
Duas balas atingiram o estômago, uma delas no braço direito e a outra, num dedo mindinho. Os cirurgiões realizaram uma operação de cinco horas e esperavam que o Pontífice se recuperasse, o que felizmente aconteceu e que foi considerado um milagre, uma vez que teve várias complicações…

Ainda hoje, as razões deste atentado, é um mistério para o público em geral, muita tinta correu e continua a correr sobre os motivos que estão por detrás da tentativa de assassinato do santo padre, inventando culpados, (desde uma ordem de Ayatolah Khomeini, passando por interesses do serviço secreto búlgaro (KDS) e acabando por uma conspiração dentro da própria igreja de Roma, que terá chegado através de um agente do Vaticano, identificado por Agca, como sendo o "padre Michele”) nada se apurou de concreto e assim, jamais saberemos a verdade e as razões que levaram Ali Agca a tentar assassinar o Papa João Paulo II.

O atentado de 1981 está ligado às “Aparições de Fátima” e à revelação da terceira parte do segredo (uma mensagem anunciada por Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos, em Julho de 1917 e escrita por Lúcia na década de 40 dirigida ao Vaticano, Roma, em que descreve que na sua visão, o bispo vestido de branco na Praça do Vaticano que foi morto); mas, João Paulo II escapou de uma morte quase certa e não teve mais dúvidas depois de ler o Segredo: naquela visão da Irmã Lúcia, reconheceu o seu próprio destino e se convenceu de que a sua vida foi salva, ou melhor, lhe fora novamente dada, graças à intervenção de Nossa Senhora, que o protegera.
A bala foi guardada e levada pelo Santo Padre a Fátima, onde foi incrustada na coroa de ouro de Nossa Senhora de Fátima, que se encontra na redoma de vidro, na Capelinha das Aparições em Fátima, Portugal.









Sem comentários: