sábado, 10 de maio de 2014

Para ti, Mãe

Hoje é um dia dedicado à mãe e não podia deixar de aqui deixar um post, onde expresso aquilo que penso como mãe e como filha. Infelizmente a minha mãe partiu há alguns anos e, apesar das nossas diferenças, sempre a amei e respeitei. Sinto uma enorme saudade da sua presença, era a minha melhor ouvinte e conselheira.
Nenhum de nós é filho de uma chocadeira. Todos nós tivemos como primeira morada, o ventre materno e foi de lá que chegámos a este mundo. Quando cortaram o cordão umbilical que unia mãe e filho, separaram os corpos, mas não as almas de ambos. Essas continuam unidas e ligadas para todo o sempre, quer queiram, quer não.
Infelizmente não podemos escolher o modelo de mãe ou filho que gostaríamos de ter nas nossas vidas, ninguém é perfeito e por muitas razões que possam existir entre as duas gerações, uma mãe merece sempre respeito e carinho

Aqui está uma pequena história que ilustra a imagem de uma mãe:
Certo dia um homem ajoelhou-se e perguntou a Deus:
“- Senhor, diga-me... desde criança que vejo a minha mãe a chorar e gostava de saber porque é que as mulheres choram com tanta facilidade?
E Deus respondeu-lhe:
- Quando eu criei a mulher, tinha que fazer algo muito especial. Fiz os seus ombros suficientemente fortes, capazes de suportar o peso do mundo inteiro... porém, suficientemente suaves para confortá-lo. Dei-lhe uma imensa força interior para que pudesse suportar as dores da maternidade e também o desprezo que muitas vezes provém dos seus próprios filhos!
Dei-lhe a fortaleza que lhe permite continuar sempre a cuidar da sua família, sem se queixar, apesar das enfermidades e do cansaço, até mesmo quando outros desistem de lutar!
Dei-lhe sensibilidade para amar os seus filhos, em qualquer circunstância, mesmo quando esses filhos a tenham magoado muito... Essa sensibilidade permite-lhe afugentar qualquer tristeza, choro ou sentimento da criança, e compartilhar as ansiedades, dúvidas e medos da adolescência! Porém, para que possa suportar tudo isso, meu filho... eu dei-lhe as lágrimas, e são exclusivamente para usá-las quando precisar. Ao derramá-las, a mulher verte em cada lágrima, um pouquinho de amor. Essas gotas de amor desvanecem no ar e salvam a humanidade!”

À minha mãe:

Ainda dentro do teu ventre Mãe,
Aprendi a escrever poesia
prestando atenção aos sons da natureza
Escutando as aves na sua melodia
Sonhando com jardins de rara beleza!

Através de ti Mãe,
Aprendi o cheiro das flores
O barulho do vento, o ruído da maresia
Sensitivamente, provei muitos sabores

Mostraste-me o caminho da verdade
Pois tu própria trilhaste-o com sofrimento
Tu, que nunca conheceste a felicidade
Mas que deste amor a todo o momento

Morrer acontece,
Como tudo o que é breve e passa
Lembrando-me de ti, o meu coração estremece...
Mãe, que saudade…
Serás sempre lembrada com carinho
Porque Mãe, é eternidade!

FELIZ DIA DA MÃE!

Sem comentários: